Pão Caseiro

Oi, gente!   Fiquei ausente, eu sei e me desculpem. Eu simplesmente não consigo entender como alguém consegue acordar cedo e feliz da vida… Não gosto de acordar cedo mas preciso. Hoje vim com uma receita que é clássica na minha casa: Pão caseiro. Quem não gosta daquele cheirinho gostoso de pão saindo do forno? Eu AMOOO! ❤ Vamos logo pra receita, vai!

Pão Caseiro

WP_20150208_007   Ingredientes

  • 50g de fermento biológico fresco
  • 2 copos de leite morno
  • 1 copo de óleo
  • 3 ovos inteiros
  • 9 colheres (sopa) de açúcar refinado
  • 1 pitada de sal
  • 1kg de farinha de trigo (pode ser necessário um pouco mais)
  • gema de ovo (para pincelar)

Modo de preparo

  1. Dissolva o fermento no leite morno
  2. Adicione o restante dos ingredientes, deixando a farinha por último. Misture bem após cada adição.
  3. Coloque a farinha aos poucos e misture bem.
  4. Quando a massa ficar mais consistente, transfira para uma mesa e adicione mais farinha até que a massa não grude nas mãos.
  5. Sove bem a massa por cerca de 15 minutos.
  6. Transfira para uma tigela grande, cubra com plástico filme e deixe descansar por cerca de 1 hora.
  7. Depois de descansada, sove novamente a massa e modele.
  8. Coloque em uma forma, cubra com um pano e deixe descansar por mais 30 minutos.
  9. Pré-aqueça o forno a 250ºC por 10 minutos.
  10. Pincele uma gema por cima dos pães e leve para assar até ficar dourado.
  11. O tempo varia de acordo com o tamanho do pão.
  12. Retire do forno, deixe esfriar e sirva.

O rendimento da receita varia de acordo com o tamanho que você modelar os pães. Aqui eu sempre faço naquela forma de bolo inglês e rende 3 pães. A receita é fácil de fazer. Só é demorada por conta do tempo que a massa precisa ficar descansando. Tire uma tarde para fazer. Vale a pena, pois fica super gostoso! Mesmo levando açúcar na massa, ela não fica doce. Isso faz com que combine com qualquer coisa: manteiga, geléia, ricota e por aí vai. 😛   Beijinhos! 😉

2 comentários sobre “Pão Caseiro

    • grazifranca disse:

      Oi, Angel!!!

      Sim, amiga! Coloquei a receita só pra te fazer sair de casa!kkkkk
      E eu AMO geleia! Mas pimenta eu não curto muito… Minha mãe que adora! 😛
      Ficou bom o pão? Aqui em casa eu fiz num dia e acabou no outro. hahahahaha

      Beijinhos! 😉

Deixe um comentário

