Panetone

Oi, pessoas!

 

O clima de Natal já está no ar!!! Se eu vou no centro da cidade, decoração de Natal. Se eu vou no shopping, decoração de Natal. Se eu olho na porta da minha casa? Isso mesmo! NA-TAL.

natal

Por isso esse fim de semana escasquetei que queria fazer Panetone. Lembram que no vídeo do sorteio eu disse que tenho o livro de receitas da Dona Benta? Pois então. Lá tem a receita de Panetone. Não pensei duas vezes e fiz o negócio. Mas o resultado não foi um dos melhores, eu acho… kkkkk Eu explico no final!

 

Bora pra receita!

 

Panetone

WP_20141109_006

Ingredientes

  • 5 tabletes de fermento biológico
  • 1 copo de leite morno
  • 5 ovos
  • 250g de manteiga
  • 2 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • raspas da casca de uma laranja
  • 250g de frutas cristalizadas
  • 100g de uva passa
  • 1/2 colher (café) de sal
  • 1 kg de farinha de trigo mais 100g
  • 1 colher (chá) de essência de panetone

Modo de Preparo

  1. Desmanche o fermento no leite morno e nos 100g de farinha. Deixe crescer.
  2. Bata os ovos, junte-os ao fermento e continue a bater bem.
  3. Acrescente os demais ingredientes e deixe crescer numa vasilha funda untada com manteiga, até que dobre de volume.
  4. Divida a massa em 03 partes e ponha em formas de panetone de 02 kg, untadas com manteiga e polvilhadas com farinha de trigo. Deixe crescer novamente.
  5. Antes de levar ao forno, corte a superfície em cruz com uma lâmina, sem encostar as mãos.
  6. Leve para assar em forno quente por 45 minutos e, depois, em forno médio, para terminar de assar. Teste com um palito, se for necessário.
  7. Sirva no dia seguinte.

 

Minhas considerações

Como deu pra perceber, o Panetone ficou pequeno. E não foi só isso: ficou pequeno e mais parecido com uma torta do que com um Panetone! kkkk

Acho que dividi a massa errado, pois as minhas formas eram menores e eu queria fazer mais. Fiz 06 panetones, mas acho que foi isso o que fez o negócio sair pequeno… No fim, deve render 04 Panetones de 750g cada.

E também acho que vai mais açúcar na massa… O doce da receita ficou muito escondido.

Fiz de gotas de chocolate também. Dividi a receita ao meio e fiz metade-metade. E assim que tirei do forno, joguei chocolate picado por cima, esperei derreter e espalhei. Aí ficou aquela delícia ali em cima!

Apesar de tudo isso, ficou gostoso! Meus filhos comeram 01 chocotone inteiro sozinhos SÓ NO CAFÉ DA TARDE! Isso dá uma ideia da delícia que é! 😛

Pretendo fazer novamente e vou ajustar todos esses detalhes que listei. Aí faço as atualizações necessárias no post. 😀

 

Espero que gostem!

 

Beijinhos 😉

Deixe um comentário

